"Porque os momentos passam depressa e, às vezes, duram o tempo de um sorvete..."

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Salpicão de frango

Compartilhando...

Salpicão combina com vários pratos e em diversas ocasiões... servir no canudinho, é uma opção versátil para um lanche ou uma entradinha... Coloque os canudinhos em uma vasilha à parte e deixe as pessoas se servirem, mantendo assim a sua crocância. 




Ingredientes

500 gr de peito de frango
1 alho poró grande
1 pimentão grande
4 cenouras médias
Salsinha o quanto baste
1 cebola (para cozimento do frango)
2 dentes de alho - opcional (apra cozimento do frango)
1 folha de louro (para o cozimento do frango)
Sal o quanto baste
Azeite de oliva o quanto baste
1 colher (chá) de mostarda dijon (opcional)
1 colher (chá) de molho inglês LEA & PERRINS (opcional)
2 gotas de pimenta líquida TABASCO (opcional)
1 pote de maionose light 

Modo de preparo

>> Frango 
Numa panela (pode usar a panela de pressão) coloque água, acrescente o frango, sal, a parte verde das folhas do alho poró, os cabinhos da salsinha, a cebola cortada em quatro, os dentes de alho, o louro e cozinhe até o frango ficar macio. Retire da água e deixe esfriar.
Desfie o frango e reserve.


Dica - Coe o caldo do cozimento do frango e aproveite na preparação de um  risoto ou de uma sopa. Coloque em um saquinho próprio para freezer e congele - 3 meses de validade.

>> Legume
Lave e retire as cascas das cenouras, corte-as ao meio e reserve. Lave o pimentão, corte ao meio no sentido do comprimento, retirando as semente e reserve.
Em uma panelacom  água fervente coloque para "branquear" o pimentão, retire e coloque em vasilha com água fria. Coloque a cenoura na água fervente e repita o mesmo procedimento.
Quando estiverem frio, rale a cenoura no ralo grosso e o pimentão corte em fatias bem fininhas - corte a juliene e reserve

>>Verdura
Se o alho poró for grande, corte em 3 partes no sentido do comprimento e depois ao meio e fatie bem fininho - corte a juliene.
Numa frigideira, coloque azeite e refogue o alho poró levemente, tempere com sal o quanto baste, retire da frideira e deixe esfriar. Pique a salsinha e reserve

Montagem do prato

Numa vasilha funda, coloque o frango, a cenoura, o pimentão, o alho poró, a salsinhas e os demais temperos o quanto baste. Incorpore a maionese, verifique o sal e leve para gelar até a hora de servir.  

>> por causa da cenoura, a durabilidade é menor, por isso o ideal é consumir em 24 horas.

2 comentários:

  1. Leoni,adorei seu blog,seu texto é de fácil entendimento, focado no que realmente importa: a preparação de receitas simples e deliciosas. Colocarei nos meus "favoritos" e vou consultar sempre que "bater" aquela vontade de preparar algo gostoso...parabéns pela iniciativa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação e pelas observações. Fico feliz de fazer parte dos seus "favoritos"!
      Abraços, Leoni.

      Excluir